Esta segunda-feira (27) começou com a passagem de uma frente fria por Santa Catarina, provocando chuvas pontualmente intensas em algumas regiões durante a madrugada
No decorrer do dia, a instabilidade deve se manter, com possibilidade de temporais isolados, especialmente na região Oeste, próximo à divisa com o Paraná. Entre a tarde e a noite de terça-feira (28), a formação de uma área de baixa pressão deve intensificar as condições de tempo severo.
Alerta laranja para o Oeste e Extremo-Oeste
A Defesa Civil emitiu alerta laranja para o Grande Oeste catarinense, com risco moderado a alto de ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
Nas áreas do Extremo-Oeste e Oeste, os temporais devem ser mais abrangentes, iniciando no começo da tarde. As tempestades podem vir acompanhadas de chuva volumosa, descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Até o fim da noite, os temporais tendem a perder força, mas pancadas localizadas ainda podem ocorrer no Meio-Oeste e Planalto Sul.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça orientações à população durante o período de alerta:
Busque abrigo em local seguro durante os temporais, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia durante rajadas de vento.
Não atravesse ruas alagadas ou pontes submersas em caso de enxurradas.
O órgão recomenda que os moradores acompanhem as atualizações e alertas emitidos pelos canais oficiais.
Foto: Divulgação/Pixabay/ND

0 Comentários