O município de Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado, foi um dos mais afetados pelo tornado em Santa Catarina. O fenômeno foi registrado nesta sexta-feira (7) e deixou um rastro de destruição em várias cidades.
A prefeitura do município, que ainda contabiliza os estragos, declarou situação de emergência. Ao menos 60 residências foram danificadas e duas pessoas ficaram feridas.
Segundo a Defesa Civil estadual, o tornado em Santa Catarina afetou, principalmente, as comunidades Jorge Lacerda e Gleba União, causando destelhamentos, queda de árvores, danos em uma escola, uma igreja e uma empresa de ônibus. Uma das casas chegou a ser arrancada do solo.
Duas pessoas feridas ficaram feridas e 30 estão desalojadas no município. Cinco ruas estão interditadas no município em decorrência da queda de vegetação. A Defesa Civil municipal atua na entrega de lonas, desobstrução de vias e orientação à população.
Município do Oeste decreta situação de emergência
Após a contabilização inicial dos estragos, a prefeitura declarou situação de emergência na noite desta sexta-feira. A medida autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar em ações de resposta ao desastre climático.
Conforme o decreto, serão convocados voluntários para auxiliar nos trabalhos de limpeza da cidade, arrecadação de recursos e mantimentos, além de assistência à população afetada pelo tornado em Santa Catarina.
O decreto também acelera o processo de obtenção de recursos junto ao Estado para mitigar os estragos. A medida tem validade de 180 dias a partir da data da publicação.
Tornado em Santa Catarina castiga o Oeste
A passagem de um tornado em Santa Catarina provocou estragos em Xanxerê e Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado, no início da noite desta sexta-feira (7). O fenômeno provocou destelhamentos, quedas de árvores e de postes, além de causar danos significativos em imóveis e escolas.
Conforme explicado pelo meteorologista Piter Scheuer, a partir da análise de imagens de radar, o temporal que atingiu o estado acabou dando origem a um tornado em Santa Catarina. “Foi uma linha de instabilidade poderosa, também com o reforço de uma super célula tornádica, trouxe muita destruição”, afirmou, em vídeo encaminhado ao ND Mais.
Na quinta-feira (6), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta vermelho para a possibilidade de tempo severo entre sexta-feira (7) e sábado (8). “Tudo dentro do que a gente tinha previsto”, pontuou Scheuer.
Fonte: ND+
Foto: Reprodução/Defesa Civil de Santa Catarina/ND Mais

0 Comentários