Um investimento milionário de R$ 4,9 milhões vai ajudar a prevenir enchentes em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. O recurso será aplicado no desassoreamento de 4,6 quilômetros dos rios Krauel e Índios.
As áreas escolhidas são frequentemente atingidas por transbordamentos durante períodos de chuvas intensas. A obra deve beneficiar cerca de 16,6 mil moradores da cidade, segundo o último Censo do IBGE.
Investimento milionário para prevenir enchentes
A intervenção prevê a limpeza e o aprofundamento de 1,7 km do rio Krauel e 2,9 km do rio Índios, com o objetivo de aumentar a capacidade de vazão da água, reduzir alagamentos e reforçar a segurança hídrica da região
Além da mitigação de cheias, o desassoreamento também contribui para a melhoria da qualidade da água e o equilíbrio ambiental nas áreas do entorno.
As obras serão executadas pelo Governo de SC em parceria com a prefeitura e fazem parte de um conjunto de ações estruturantes de prevenção que vem sendo implementadas em diferentes regiões de Santa Catarina.
Histórico de enchentes em Presidente Getúlio
Presidente Getúlio tem histórico marcado por enchentes e enxurradas, especialmente por estar localizada em um vale estreito, cercado por morros e cortada por diversos cursos d’água.
O caso mais grave ocorreu em 17 de dezembro de 2020, quando uma enxurrada provocada por chuvas extremas atingiu a cidade, deixando 17 mortes, centenas de desabrigados e grandes prejuízos materiais. Esse evento é lembrado como uma das maiores tragédias naturais da história do município.
Fonte: ND+
Foto: ANDREI FELIPE PRIER/DIVULGAÇÃO/ND

0 Comentários