Uma operação desencadeada na tarde de quarta-feira (9) resultou no resgate de 19 cães da raça Jack Russel Terrier, popularizados pelo filme “O Máskara”, e mantidos em um canil clandestino no bairro Meia Praia, em Navegantes.
A ação foi coordenada pela Polícia Civil após receber informações da Delegacia de Polícia de Balneário Camboriú sobre a possível existência do criadouro irregular.
A diligência mobilizou diversas estruturas municipais, incluindo as secretarias do Bem-Estar Animal, Planejamento, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico, além do Instituto Ambiental de Navegantes, Vigilância Sanitária e Fiscais de Postura. Na casa, os agentes confirmaram a veracidade da denúncia.
Cães da raça de ‘O Máskara’ estavam presos em calor sufocante
Segundo as informações da Polícia Civil, os cães estariam confinados em condições insalubres. A maioria se encontrava em baias instaladas na garagem da casa, um ambiente totalmente fechado, sem ventilação e com temperatura elevada, conforme relataram os profissionais que atuaram na operação.
Além disso, outros animais também foram encontrados em diferentes cômodos, incluindo um que estava preso em um pequeno banheiro escuro
.As investigações identificaram o suposto responsável pelo canil, que possui uma empresa formalizada para comercialização dos animais em outro endereço da cidade. Segundo a Polícia Civil, os cães permaneceriam trancados e receberiam apenas uma visita diária do proprietário para alimentação e água.
Animais foram resgatados e dono deverá responder criminalmente
Todos os animais foram resgatados e passaram aos cuidados do Departamento de Assistência ao Bem-Estar Animal (DABA). O imóvel foi interditado e as secretarias participantes expediram as notificações cabíveis, cada uma em suas atribuições.
De acordo com o órgão de segurança, o inquérito policial segue em andamento visando responsabilizar criminalmente o proprietário do canil pelo crime de maus-tratos, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.
O delegado Osnei Valdir de Oliveira e a secretária Sol Dapper, do Bem-Estar Animal, destacaram a importância da integração entre os órgãos públicos para o enfrentamento desse tipo de crime e a proteção legal aos animais. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181.
Fonte: ND+
Foto: PCSC/Divulgação/ND Mais

0 Comentários