A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ascurra, no Vale do Itajaí, será substituída pelo governo do estado após a perda total do veículo em uma ocorrência registrada na madrugada de segunda-feira, dia 22. O episódio envolveu a agressão a profissionais da equipe e terminou em um acidente de trânsito.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante o atendimento, o paciente conseguiu se soltar das contenções, agrediu a técnica de enfermagem e o condutor da ambulância, assumiu o controle da viatura e provocou a saída de pista, seguida de colisão contra uma árvore
Apesar da gravidade da situação, os profissionais do Samu receberam atendimento médico e passam bem. O autor do fato foi detido pelas forças de segurança e encaminhado à delegacia para os procedimentos sobre o caso.
Em nota, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, repudiou a violência contra os profissionais de saúde e informou que as providências já foram adotadas para garantir a continuidade do atendimento. A chegada da nova ambulância está prevista ainda para esta terça-feira, dia 23.
Entenda
O paciente de 22 anos foi detido após roubar a viatura do Samu e causar um acidente de trânsito. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) relatou que o jovem estava bêbado e, segundo familiares, também havia feito uso de drogas e apresentava dificuldade respiratória.
O paciente foi atendido no local e colocado dentro da ambulância para deslocamento ao hospital. Durante o trajeto, ele conseguiu se soltar e agrediu uma técnica de enfermagem com socos, causando ferimentos.
Ao parar para tentar defender a colega, o motorista entrou em luta corporal com o homem do lado de fora, sendo derrubado nas margens da rodovia.
O paciente roubou a viatura e fugiu do local com o veículo. Durante a fuga, ele perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu contra uma árvore, deixando a ambulância destruída.
A polícia foi acionada e iniciou buscas pelo homem, que foi encontrado bastante agressivo. Após ser algemado, ele foi conduzido à Polícia Científica para atendimento e depois encaminhado à delegacia.
Fonte: TiviNet
Foto: Corpo de Bombeiros

0 Comentários