Santa Catarina ultrapassa 70 mil venezuelanos e grupo passa a liderar imigração no estado

Foto: Jeiseriel Cunha/ND Mais

Com a crise econômica e política que assola a Venezuela desde a última década, milhares de venezuelanos vieram para o Brasil buscando melhores condições de vida. Em Santa Catarina, eles são o maior grupo de imigrantes em 2025: mais de 70 mil vivem hoje no estado.

Os dados são de um levantamento da Sas (Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família do Estado de Santa Catarina). Além dos venezuelanos, argentinos e haitianos, respectivamente, compõem os maiores grupos de imigrantes em Santa Catarina.

Venezuelanos em SC lideram contratações em estrangeiros

A estatística também se repete no cenário nacional: venezuelanos são os estrangeiros que mais imigram para o Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela, é onde eles mais estão em quantidade — 186 mil imigrantes venezuelanos vivem lá. Desde 2010, o número de venezuelanos no Brasil aumentou quase 94 vezes: de 2.869 para 271.514.

De acordo com o último Censo do IBGE, Santa Catarina é o terceiro estado que mais recebe imigrantes em todo o Brasil, e fica atrás somente do Paraná e São Paulo. Desde 2010, 24.797 vieram para o estado e se concentram em Chapecó, Joinville e Florianópolis.

Aqui, os venezuelanos lideram contratações de trabalho entre os estrangeiros. Em 2024, representaram 74,7% dos postos, com 14.135 novos funcionários entre janeiro e dezembro, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A grande maioria dos que imigram chegam à Santa Catarina em idade produtiva, entre 25 e 40 anos. Mais da metade, 55%, tem ensino médio completo e 12% ensino superior.

Fonte: ND+